Vejo muita gente em grupos de cabelo falando “onde eu acho esse cc?” aí achei que um post explicativo seria uma boa. Aqui você vai entender o que é, como faz e o que usar.

cabelo-tratado
Cronograma capilar, nada mais é que uma sequência de tratamentos rigorosa afim de recuperar ou manter o cabelo saudável. Você faz um tratamento de acordo com o que o seu cabelo precisa. Cabelos com decapagem, coloração, alisamento, permanente (e outras químicas em geral) são os alvos principais do Cronograma. Quem não tem química no cabelo também pode fazer mas cabelos ressecados e danificados por químicas apresentam melhora mais visível e parecem responder melhor ao tratamento.

Ao começar o seu C.C., tenha em mente que você vai sim gastar um pouco mais e precisará de paciência. Nem sempre a melhora é da noite pro dia e você terá de ser cuidadoso e aprenderá a ler mas rótulos de produtos, afim de comprar o que realmente você precisa usar.


São 3 etapas:

Hidratação: O fio hidratado contém água. Produtos hidratantes possuem ativos que doam água aos fios, por exemplo: semi di lino, vitamina B5, aloe vera.

Nutrição: Consiste na reposição de nutrientes. Ativos para nutrição, em sua grande parte, vêm de óleos/lipídeos. Nutrir os cabelos ajuda a manter a água da hidratação nos fios. Age na cutícula dos mesmos, repondo e reconstituindo sua “massa” natural. Um fio ressecado tem essa “massa” destruída, o que deixa o cabelo poroso, já que nada fica nele. É aí que é preciso reconstituir essa “massa” por meio da nutrição, que pode ser feita com produtos que contenham ceramidas, karitê, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, etc.

Reconstrução: A queratina é uma aliada, se usada com cuidado. Em excesso, passa de um cabelo ressecado para um cabelo forte e até rígido, e aí ocorre a quebra o fio. Assim que se aprende como usar, tudo melhora. É a reconstrução que dá força ao cabelo. Queratina e aminoácidos, como arginina, cisteína, creatina e etc.

MediaFile_661Como fazer?

Uma rotina de pelo menos 3 lavagens e tratamentos na semana. Um intervalo de 2-3 dias entre uma lavagem e tratamento e outra é feito. Eu fazia assim: na segunda-feira, que seria o primeiro dia do C.C.; hidratação. Na quarta, vem a etapa de nutrição. E na sexta-feira, que será o terceiro dia de tratamento; reconstrução. Aí fui adaptando para a necessidade do meu cabelo.

Outro exemplo:

Primeira semana: H, H, N.
Segunda semana: H, H, N.
Terceira semana: H, H, R.


Lembrando sempre que vai de acordo com o que seu cabelo precisa. Dá para fazer com produtos que você encontra em perfumarias pequenas e farmácias até. O gasto acaba sendo maior pela variação de produtos, mas não que todos os bons custem uma fortuna. Adapte para o seu bolso e “dano” capilar e vá tratando sempre, até melhorar 100% e daí pra frente é apenas manutenção.

Espero que esse post tenha esclarecido o que é o Cronograma Capilar.

Beijos.

Anúncios