Quero mudar minha alimentação e colocar mais coisas saudáveis no meu cardápio. Aprendi a cozinhar brócolis e inclui mais verduras na dieta. Acho que estou tentando compensar em algo, já que eu fumo e não posso me exercitar por enquanto. Percebi que estava com uma alimentação muito gordurosa, com frituras e massas direto. Decidi aprender algumas receitas e compartilharei aqui. Já estão na minha lista.


Eu amo bolo, especialmente com cobertura. Não faço muita questão de recheio. Um bolo fofinho é sempre gostoso. Esse bolo de mel não leva nem glúten, nem manteiga e nem leite!

Bolo de mel

Informações nutricionais: Rende, em média, 20 fatias (finas) de 25g, cada uma com 81 calorias, 1.75g de proteínas, 12.62g de carboidratos e 2.4g de gorduras.

Ingredientes:

– 3 ovos
– 1 e 1/2 xícara de farinha arroz integral
– 1/2 xícara de fécula de batata (ou farinha sem glúten)
– 2 colheres de sopa (medida) de azeite
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
– 3/4 de xícara de mel (pode usar agave)
– 1 colher de sopa rasa de fermento em pó químico
– 1 colher de café de noz moscada em pó ou ralada

bolodemel05
Modo de preparo:

Bata os ovos, o mel e o azeite na batedeira por aproximadamente 3 minutos. Adicione o açúcar e bata mais um pouco até ficar homogêneo. Com a batedeira ligada, acrescente aos poucos as farinhas, intercalando uma colher de uma, com uma colher de outra até colocar tudo e ficar homogêneo. Acrescente a noz moscada e o fermento e bata.
Coloque em uma fôrma pequena redonda untada a enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido (fogo médio) por aproximadamente 25min.

Obs: Se quiser fazer com adoçante, sugerimos usar uma colher de sopa apenas. Açúcar de coco usar duas colheres, porém pode afetar o sabor. Para outros tipos de açúcar, fazer as substituições conforme indicações do fabricante no rótulo.

Vi aqui.


Uma alternativa de molho saudável: tofupiry é vegano! Catupiry tradicional é rico em gordura animal e a longo prazo pode causar aumento no colesterol. O tofu é rico em proteínas e tem pouco carboidrato. Quase a metade de calorias do queijo branco e dá pra cozinhar algo doce ou salgado.

Tofupiry

200g de tofu firme
100ml de azeite extra virgem
30ml de água
1 colher de sopa de polvilho azedo
Ervas finas

tofupiry3
Bata no liquidificador e leve ao fogo baixo até engrossar e pronto. Vai bem com torradas ou bolachas cream cracker.

Vi aqui.


Pão de chia

Parece pão de queijo mas é mais saudável, pois é livre de conservantes.

Ingredientes:

– 250g de polvilho azedo
– 250g de inhame cozido e amassado
– 1 e 1/2 colher de sopa de chia
– 75ml de azeite
– 1/2 colher de chá de sal
– Água em temperatura ambiente o quanto bastar

foto 1-134
Modo de preparo:

Misture o polvilho azedo com o azeite, sal e a chia até formar um farofa. Em seguida, acrescente o inhame (usei aquele amassador de batatas para purê) e misture até ficar homogêneo, para isso, vá acrescentando água aos poucos, para dar liga.

A massa deve ficar fofa e desgrudando das mãos (usei mais ou menos 1/2 xícara).
Enrole as bolinhas com as mãos. Unte uma fôrma com óleo de coco para não grudar e coloque as bolinhas. Leve ao forno pré-aquecido à 200 graus por mais ou menos 20 minutos ou até dourar!

Vi aqui.


Molho de tomate caseiro

Cozinhe cinco tomates. Coloque os tomates cozidos com a água no liquidificador e bata.
Em seguida, passe na peneira. Reserve.
Aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola.
Pronto!

Acrescente o molho peneirado e deixe apurar no fogo médio por cerca de 30 minutos. Por fim, tempere com o sal e o orégano.

Vi aqui.


São receitas gostosas e simples de fazer para quem quer se alimentar melhor e não sabe por onde começar. Tô afim de fazer o tofupiry, quem sabe o sabor me agrada.

Beijos.

Anúncios