Oi!

Estava terminando alguns posts sobre banho de brilho e me dei conta que seria melhor postar primeiro o básico de colorimetria capilar, assim a escolha da cor será mais satisfatória. Tentarei encurtar o máximo possível, é mais para ter uma noção da combinação e mistura das cores e assim ter mais segurança na hora de tingir o cabelo.


Bem, as cores são divididas em primárias e secundárias. Azul, amarelo e vermelho são cores puras. Ao misturar partes iguais de cores primárias, o resultado é uma cor secundária.

cores2
Como existem cores opostas, uma cor pode neutralizar outra e vice-e-versa. Azul contrapõe laranja, amarelo contrapõe violeta, vermelho contrapõe verde. Vendo a Estrela de Oswald dá pra entender mais rápido:

cores1
Por isso que matizadores para loiros são VIOLETAS e na receita caseira pra matizar cabelos alaranjados (aqui), a tinta usada era a preta, pois é carregada de pigmento AZUL.

cores
Na caixinha de coloração, a cor natural é a primeira, e a nuance (ou reflexo) é a segunda. Por exemplo: 1.0 = preto sem reflexos. No caso da coloração ter mais de uma nuance, 6.45 por exemplo, a primeira (4) é a nuance principal e a segunda (5) é a nuance secundária.
Existe também a variação dos reflexos. Eles podem ser profundos, intensos, suaves e normais. O reflexo não muda a base da cor, serve para proporcionar brilho e diferenciar a altura do tom. Quando existem dois números após o ponto (após a cor natural), indica que o reflexo primário vai aparecer mais, enquanto o reflexo secundário vai proporcionar o brilho.

cores3
Quando um número se repete no final (o 66 ou 44, por exemplo), indica que o reflexo é profundo. Como acontece na coloração 6.66, que é loiro escuro (6) com reflexos vermelhos (66) profundos.

O zero acaba confundindo um pouco, vou tentar explicar, rs.


Se o zero vem depois do reflexo, como na coloração 3.60, ele é INTENSO, pois está intensificando o reflexo 6 (vermelho).

Agora, se o zero vem depois do ponto, antes do reflexo, como na coloração 8.04, quer dizer que ele vai atenuar, diminuir o reflexo:
Loiro claro (8) com reflexo acobreado (4) natural (0).
O zero nesse caso deixa o tom natural.


Então, para ter o tom a nuance desejada sem correr o risco de dar uma cor completamente diferente da caixa, é bom lembrar da colorimetria. Só depois de ter dado uma boa lida e entendido realmente como funciona a mistura das cores que eu escureci minha raiz e ficou da cor desejada, mesmo não usando a pré-pigmentação (já postarei sobre).
Espero que gostem. Beijos.

*o blog não tem vínculo com as marcas que aparecem no post 

Anúncios