Já fiz muita besteira no cabelo e agradeço muito por eles ainda estarem na minha cabeça. Algumas coisas que a gente faz no dia-a-dia colaboram para o enfraquecimento dos fios e nem percebemos! Abaixo, uma lista das coisas que você faz no seu cabelo que prejudicam a saúde capilar.


  1. Lavar os cabelos com água super quente

    A água quente faz as cutículas se abrirem e com isso, aumenta a oleosidade na raiz. Não precisa tomar banho gelado, água morna já é suficiente.


  2. Lavar o couro cabeludo usando as unhas

    Além de poder se machucar, pode ajudar a provocar caspa. O certo é usar as pontas dos dedos, em movimentos circulares. Nada de “esfregar” o cabelo feito roupa no tanque!


  3. Esfregar a toalha na hora de secar

    Isso só prejudica os fios e não seca direito. O melhor método é apertar a toalha com cuidado. Esqueça o “turbante” com a toalha, só serve mesmo pra quebrar todo o cabelo.


  4. Usar a máscara no lugar do condicionador

    São produtos diferentes e agem de forma diferente! O condicionador serve para selar a cutícula após a lavagem. A sequência correta é: shampoo (abre cutícula) – máscara (preenche com nutrientes) – condicionador (sela os fios com ativos hidratantes/reconstrutores/nutritivos).


  5. Não ler os rótulos de produtos

    Eu passo mó tempo lendo os rótulos antes de comprar algo para não correr riscos. Detesto trazer coisas por impulso e ter de deixar encostado, como já aconteceu. Além do mais, isso é bem importante pra quem tem muita química no cabelo e quer fazer outro procedimento. Veja sempre se há compatibilidade com o que você já usa para não acabar com um corte químico.


  6. Pentear com muita força

    O melhor é pentear de baixo pra cima. Primeiro as pontas – para desembaraçar e não criar nós – e aí vai subindo, até desembaraçar tudo e depois, de cima para baixo.


  7. Usar Condicionador na raiz

    Tampa os poros do couro e pode causar caspa, além de deixar bem oleoso. Condicionador só no comprimento e pontas!


  8. Prender/ou dormir com o cabelo molhado

    Vez ou outra não causa tanto problema – mas sempre evite, se puder! Causa caspa, enfraquece a raiz e provoca a queda.


  9. Usar o secador muito próximo dos cabelos

    Não use próximo demais: 30 centímetros de distância é ideal. Deixar muito quente e perto pode agredir os fios e favorecer o surgimento das pontas duplas. Evite apontar o ar diretamente para a cabeça, pois isso contribui com o aumento de oleosidade da raiz e diminui o efeito da escova.


  10. Não usar protetor térmico

    Item indispensável pra quem usa chapinha e secador com frequência. Assim você protege os fios dos danos causados pelo calor.


  11. Chapinha “para ajeitar” os fios

    Erradíssimo! Quando você lava e seca e em seguida faz a chapinha, tudo bem. Agora, passar no dia seguinte sem lavar, só pra alinhar os fios não dá! Isso só ajuda a sujeira e poluição penetrar na fibra capilar.


  12. Não usar protetor solar para cabelos na praia

    Já ouvi falar de gente que já usou creme de hidratação e não um protetor. Isso queima os fios e não protege nada. O correto é usar um creme sem enxágue próprio pra ser usado na praia ou piscina.


    Coisas simples como essas acabam evitando muitos danos nos fios. Parece bobagem, mas comece hoje e veja a diferença.
    Beijos.

Anúncios