não tome remédios sem o ACOMPANHAMENTO de um médico ou farmacêutico.

si

A sinusite é uma inflamação dos seios da face e atinge muitas pessoas de forma crônica ou aguda. Os seios da face são cavidades que servem para aquecer o ar que inspiramos, dão ressonância à voz e diminuem o peso do crânio. Estas cavidades são revestidas com mucosas parecidas com a do nariz, com glândulas produtoras de muco que retém materiais estranhos introduzidos através das vias aéreas e cílios que levam esses materiais ao nariz para eliminá-lo. Esse fluxo de muco é permanente e imperceptível, mas se houver alguma alteração anatômica, infecção ou alergias que causem inflamação na mucosa, e possibilitem a instalação de algum germe, a sinusite se instala.

Já tive muito problema com sinusite, é uma das poucas enfermidades “casuais” que me derrubam de verdade. Costumava sentir como se tivessem me atingido com um tijolo no meio da cara. Ainda bem que as coisas mudaram hoje em dia, pois já sei o que fazer para aliviar o desconforto quase que imediatamente sem precisar ingerir remédios – mas se continuo muito mal, vou ao médico sim.


– Chá de gengibre, boldo do chile, erva doce, erva cidreira, camomila..

Eu amo chá e tomo muito quando minha sinusite ataca. Me deixa confortável e o de gengibre ajuda a diminuir a dor de garganta. E inalar o vapor do chá de camomila ajuda a acalmar a mucosa nasal.


– Inalar eucalipto com sal

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 1 colher de chá de sal
  • Água fervente

Colocar a água fervente em uma bacia e adicionar os demais ingredientes. Cubra sua cabeça com uma toalha e inale o vapor por pelo menos 10 minutos. Ajuda muito e é bom fazer até sarar.

A dupla possui propriedade expectorante, ajuda a eliminar o excesso de catarro e combate a irritação do sistema respiratório.


– Suco de espinafre com hortelã

Imagem ilustrativa, mas fica bem verdinho mesmo. :))

As duas opções contam com substancias que ajudam a reduzir a inflamação dos seios nasais e tem propriedades descongestionantes que ajudam a eliminar secreções. E ainda é uma delícia.

  • 20 g de espinafre
  • 15 g de hortelã
  • 1 copo de água de coco
  • 1 colher de sopa de mel de eucalipto

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea.


– Nebulização

Exemplo de nebulização caseira

Inalador basicamente, para quem tiver acesso. Mas também dá para se fazer da seguinte forma: encha uma bacia de água fervente (pode ser do chuveiro). Sente-se de frente a ela e cubra a cabeça com uma toalha. Inale seu vapor por 20 minutos. É ótimo fazê-lo ao acordar ou antes de dormir.


– Pingar soro fisiológico no nariz

Use com moderação, rs

Duas gotinhas são suficientes, ajuda a desentupir o nariz e combate a secreção nasal abundante. Eu sou exagerada e uso um vidrinho inteiro daqueles Rinosoro ou Sorine, rs. Não precisa de tanto, viu gente? Duas em cada narina já está bom.


Há tempos não sofro um ataque, ainda bem. Mas sei como é um saco, me sinto um zumbi quando fico assim. Não troque um acompanhamento médico por dicas. Fiz esse post para ajudar quem sofre dessa doença a aliviar um pouco os sintomas, mas aconselho procurar um médico para curá-la ou evitar que ataque frequentemente.
Espero que gostem. Beijos.

Anúncios